Novas unidades do Cozinhalimento chegam ao Estado de SP para promover capacitação e oportunidades de renda

Novas unidades do Cozinhalimento são inauguradas em São Paulo para promover capacitação e geração de renda

Na última quarta-feira (24), o governo paulista lançou uma nova unidade do Projeto Cozinhalimento na cidade de Presidente Prudente. Além dessa nova instalação, durante a abertura da Feicorte 2026, foram também inauguradas outras duas cozinhas nos municípios de Presidente Epitácio e Muritinga do Sul. O investimento total nas três novas unidades soma R$ 270 mil.

Essa iniciativa visa fortalecer a segurança alimentar, além de oferecer capacitação profissional e oportunidades de geração de renda por meio da criação de cozinhas industriais dedicadas ao processamento e aproveitamento total dos alimentos. Desde o início da gestão atual, já foram abertas 231 cozinhas em todo o estado, das quais 24 estão localizadas na região do Oeste Paulista, com um total de investimento de R$ 1,44 milhão. Atualmente, mais de 280 unidades estão operando no programa.

LEIA TAMBÉM: A Carreta do Cozinhalimento já capacitou mais de 2,6 mil pessoas em 2026

“Esta é a 281ª unidade do Cozinhalimento entregue pelo Governo de São Paulo e temos a meta de alcançar 300 até o final de 2026. Com mais de 35 mil pessoas já capacitadas em todo o estado, o programa gera oportunidades para qualificação profissional, inclusão social e geração de renda, além de fortalecer a conexão entre a produção agrícola e as cidades do interior”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho.

Carreta do Cozinhalimento presente na Feicorte 2026

Durante a Feicorte 2026, que acontece até sexta-feira (26) no Recinto de Exposições Jacob Tosello em Presidente Prudente, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a Carreta do Cozinhalimento, uma unidade móvel do programa.

Com uma cozinha industrial totalmente equipada, essa carreta serve como um espaço itinerante para cursos, oficinas e demonstrações culinárias focadas no aproveitamento integral dos alimentos, alimentação saudável e empreendedorismo.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP anuncia pacote de ações para fortalecer o agro paulista durante a Feicorte 2026

Os participantes podem explorar as iniciativas voltadas para segurança alimentar e qualificação profissional oferecidas pelo programa, além de ter acesso a degustações das receitas preparadas durante os eventos. Somente neste ano já foram capacitadas mais de 2,6 mil pessoas. A expectativa é que essa unidade itinerante consiga visitar até 50 cidades até o final do ano.

By Itatiba Hoje

Você Pode Gostar!