O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) alocou mais de 110 mil metros cúbicos de fresa asfáltica para os municípios desde o início de 2023, volume suficiente para cobrir a área de 150 campos oficiais de futebol. Este material, que é reaproveitado em obras de pavimentação e melhorias nas vias sob responsabilidade municipal, é um importante recurso para as prefeituras.
A prática de reutilização da fresa asfáltica é comum em diversos países e está relacionada ao conceito conhecido como pavimento asfáltico recuperado (RAP, na sigla em inglês). Desde os anos 90, esse método tem se mostrado eficiente em termos ambientais, pois diminui a necessidade de matérias-primas, reduz custos e acelera o tempo necessário para a conclusão das obras. O material fresado geralmente é utilizado na criação de novas misturas asfálticas e na melhoria de ruas não pavimentadas.
LEIA TAMBÉM: SP Pra Toda Obra: duplicação da maior ponte do estado alcança 75% de conclusão
Na região de Ribeirão Preto, que compreende 43 municípios, foram reaproveitados mais de 50 mil metros cúbicos do material fornecido pelo DER-SP. A região de Cubatão, com seus 24 municípios, recebeu cerca de 38 mil m³. Campinas ocupa o terceiro lugar, recebendo mais de 11 mil m³ distribuídos entre seus municípios.
Na área de Itapetininga, mais de 60 municípios se beneficiaram com aproximadamente 5,4 mil m³ da fresa asfáltica. A região que inclui Assis também foi contemplada, recebendo 1,6 mil m³ para suas mais de 50 cidades. Por sua vez, a região metropolitana de São Paulo, composta por 40 cidades, recebeu um total de 1,4 mil m³ do material.
LEIA TAMBÉM: Siga Fácil: pórtico eletrônico entra em fase de testes no Sistema Anchieta-Imigrantes; entenda
A região de Taubaté foi beneficiada com a entrega de 500 m³ para suas 38 cidades. Em Rio Claro, que conta com mais de 45 municípios, foram destinados 375 m³ do material. Já São José do Rio Preto recebeu quase 300 m³ para atender mais de 40 cidades da região.
A fresa asfáltica que o DER-SP fornece aos municípios é proveniente das obras realizadas ao longo dos mais de 12 mil quilômetros sob sua administração. Essa produção é especialmente influenciada pelas intervenções do programa São Paulo Pra Toda Obra, que em seu primeiro ano contabilizou R$ 144,6 bilhões em investimentos públicos e privados.
“Além dos benefícios diretos aos usuários das rodovias e da economia gerada para os municípios, a correta destinação da fresa asfáltica pelo DER-SP destaca uma questão fundamental: a sustentabilidade”, afirma Sergio Codello, presidente do DER-SP.
São Paulo Pra Toda Obra
O programa São Paulo Pra Toda Obra representa o maior projeto histórico voltado à infraestrutura viária no estado e registrou R$ 144,6 bilhões em investimentos no seu primeiro ano. Com um total previsto abrangendo 61,8 mil quilômetros em intervenções nas rodovias estaduais e um total aproximado de 4.300 obras públicas e privadas contabilizadas no período, essa iniciativa estabelece um planejamento estratégico até o ano de 2055 para a infraestrutura paulista.
