Recuperação do Sistema Anhanguera-Bandeirantes avança para a fase final
As obras de recuperação do Sistema Anhanguera-Bandeirantes estão na etapa conclusiva. O projeto abrange a revitalização de 2.100 km de faixas de rolamento, distribuídos ao longo de 317 km de rodovias. Essa iniciativa é considerada uma das maiores ações de restauração de pavimentos já realizadas na rede estadual. Com um investimento total de R$ 1 bilhão, as intervenções não incluem apenas a pavimentação, mas também melhorias estruturais, nova sinalização e iniciativas voltadas para a sustentabilidade.
Essas melhorias fazem parte do programa SP Pra Toda Obra, desenvolvido pelo Governo de São Paulo, que busca aprimorar 62 mil quilômetros de rodovias sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-SP) e das concessionárias, com supervisão da Agência de Transporte do Estado (Artesp). O aporte financeiro totaliza R$ 145 bilhões, o maior já registrado no estado, abrangendo obras que vão desde duplicações e modernizações até a construção de novos trechos e contornos urbanos, promovendo uma melhor integração entre o interior, o litoral e a região metropolitana paulistana.
LEIA TAMBÉM: Estação Água Branca passará a ter integração com o metrô com chegada da Linha 6-Laranja
No âmbito das obras no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, foram gerados 892 postos de trabalho diretos e indiretos. Os serviços são realizados predominantemente durante a noite (entre 22h e 5h), minimizando assim os impactos no fluxo do tráfego.
A concessionária Motiva Autoban, responsável pela administração do sistema, utiliza um tipo especial de asfalto conhecido como asfalto-borracha para o novo pavimento. Essa solução combina conforto e segurança viária com a destinação adequada de resíduos. O pavimento incorpora pó de pneus moídos em sua composição, resultando em menor nível sonoro e maior aderência dos pneus, proporcionando uma viagem mais tranquila e segura aos motoristas. Além disso, esse material apresenta maior durabilidade e resistência ao desgaste, reduzindo a necessidade de manutenções frequentes ao longo do tempo.
LEIA TAMBÉM: Rodovia de SP que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira recebe mais de R$ 260 milhões em modernização
Desde o ano de 1998, a concessionária já aplicou mais de R$ 15,9 bilhões em melhorias que solidificaram o Sistema como um modelo em segurança viária e gestão operacional. Este corredor é fundamental para o escoamento da produção industrial e agrícola do interior paulista e se tornou também uma rota preferida para lazer e turismo na região.
Rodovias mais bem avaliadas do país
São Paulo abriga 14 das 20 rodovias classificadas como ótimas ou boas no Brasil segundo a última edição da Pesquisa de Rodovias da Confederação Nacional do Transporte (CNT), sendo que 11 delas são administradas por concessionárias. Esse levantamento posiciona São Paulo na vanguarda nacional em termos da qualidade da malha viária, superando outros estados com extensas redes rodoviárias.
Um dos destaques dessa classificação é a SP-348 (Bandeirantes), que ocupa o terceiro lugar no ranking. Com cerca de 160 quilômetros, essa rodovia conecta São Paulo a Cordeirópolis, na região central do estado. Junto com a Via Anhanguera (SP-348), compõe o importante Sistema Anhanguera-Bandeirantes, essencial para ligar a capital às regiões como Jundiaí, Campinas e áreas setentrionais.
A metodologia utilizada pela CNT leva em consideração três critérios principais: condição do pavimento, sinalização e geometria da via. Isso inclui avaliações sobre as condições do asfalto, qualidade da sinalização existente e presença de acostamentos, curvas, pontes adicionais e dispositivos destinados à segurança viária.
