SP Audiovisual Hub: 2ª edição apresenta um crescimento de 70% na participação
A segunda edição do SP Audiovisual Hub, realizada entre os dias 8 e 12 de junho, registrou uma notável elevação de 70% no número de participantes, totalizando 2.056 pessoas no evento. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o encontro ocorreu na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e teve como meta transformar o potencial local em negócios viáveis, além de consolidar São Paulo como o principal centro internacional do audiovisual na América Latina.
Ao longo de cinco dias, uma variedade de profissionais, empresas, estudantes e representantes do setor estiveram envolvidos em uma experiência enriquecedora. Eles tiveram a oportunidade de se conectar com produtoras, agentes de vendas e festivais internacionais, ampliando suas redes de contato e aprofundando seus conhecimentos sobre temas relevantes da indústria.
A programação ofereceu painéis informativos, workshops dinâmicos e debates instigantes, totalizando mais de 25 horas dedicadas a rodadas de negócios — um acréscimo significativo de mais de 10 horas em relação à primeira edição.
LEIA TAMBÉM: Dia do Cinema Brasileiro: Cadeia Produtiva Local Audiovisual ganha destaque com fomento do SP Produz em Bauru
“O SP Audiovisual Hub vai além de ser apenas um evento; é um motor propulsor para o desenvolvimento do nosso Estado. O aumento de 70% na participação demonstra que nosso ecossistema está maduro e ansioso por expansão. Ao integrar fomento, capacitação e acesso direto a players internacionais, evidenciamos que São Paulo possui a infraestrutura, o talento e a visão estratégica necessária para se tornar o maior polo audiovisual da América Latina”, declarou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Para enriquecer as interações durante o evento, aproximadamente 30 convidados internacionais foram recebidos, incluindo renomados nomes do mercado brasileiro. Destaque para o cineasta Daniel Rezende, indicado ao Oscar por sua montagem em Cidade de Deus; Jim Kolmar, curador do SXSW; e a produtora Ale McHaddo, responsável pela animação “Cordélicos – A Origem do Cabra da Peste”.
Anúncios importantes para o setor audiovisual
Durante o evento, foi anunciado um investimento significativo de R$ 90 milhões pelo Governo de São Paulo. Esses recursos serão direcionados aos editais do Fomento CultSP, focando em áreas como audiovisual e games, além de arquitetura, economia criativa (incluindo moda e design), festivais e eventos. Municípios com até 50 mil habitantes também poderão receber apoio financeiro.
Além disso, através do CULTSP PRO, a Secretaria da Cultura revelou um Programa Internacional para Desenvolvimento de Roteiros e Projetos Audiovisuais em parceria com a London Film School e a Universidad del Cine de Buenos Aires – UCINE.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança programa internacional para desenvolvimento de projetos audiovisuais
Esses anúncios refletem não apenas a realização bem-sucedida do evento, mas também reafirmam o compromisso do Estado em fortalecer a competitividade no setor audiovisual. O objetivo é ampliar investimentos e apoiar os profissionais que buscam crescer nesse campo.
O SP Audiovisual HUB é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A curadoria e gestão estão sob responsabilidade do SIAESP em colaboração com MIS, APAA e FAAP. A programação é voltada à formação profissional, mercado e internacionalização do setor.
