Novas estruturas de armazenamento e estações elevatórias vão resolver problemas crônicos de abastecimento de água, beneficiando 60% da população de Mauá.
A Sabesp está prestes a concluir obras significativas na cidade de Mauá, que visam eliminar os entraves históricos relacionados ao fornecimento de água. Essas melhorias beneficiarão diretamente cerca de 240 mil habitantes da localidade no ABC paulista. Dentre os projetos em andamento estão o novo Centro de Reservação Mauá e as Estações Elevatórias de Água (EEAs) Anchieta, Zaíra e Caixa de Passagem, todas integradas ao sistema Alto Tietê, com um investimento total de R$ 166,8 milhões.
Essas obras são parte de um investimento robusto promovido pela Companhia após a desestatização da Sabesp pelo Governo do Estado de São Paulo, visando alcançar a universalização do saneamento básico em todo o estado. Em 2025, foram alocados R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, um aumento de 120% em relação ao ano anterior. Até 2029, a previsão é investir R$ 70 bilhões para garantir que toda a população tenha acesso à água tratada e ao sistema de esgoto.
LEIA TAMBÉM: Nova adutora reforça abastecimento de água em bairros de Ilhabela
As melhorias na infraestrutura incluem a entrega do Reservatório Anchieta, que terá capacidade para armazenar 10 milhões de litros, além da construção de duas células no Reservatório Caixa de Passagem/Zaíra, cada uma com capacidade para 1 milhão de litros. Juntas, essas novas capacidades somam 12 milhões de litros, essenciais para atender regiões em Mauá que têm operado acima da capacidade normal, garantindo um fornecimento seguro mesmo durante manutenções ou interrupções elétricas.
Além da construção dos novos reservatórios, o projeto envolve a instalação e substituição de 28 km das redes existentes. Para aprimorar o fluxo da água, foram implantadas 32 novas Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs), dispositivos que ajudam a controlar e estabilizar a pressão na tubulação, prevenindo rupturas e minimizando o desperdício. A implementação também inclui 25 setores com manobra remota (SMRs), uma tecnologia que utiliza sensores e automação para monitorar e ajustar automaticamente o abastecimento à distância.
Essas iniciativas representam soluções permanentes para aumentar a resiliência do sistema hídrico no município e reduzir a dependência do fornecimento elétrico. Com essa nova organização operacional, os setores passarão a funcionar por gravidade a partir dos novos reservatórios, assegurando um serviço contínuo e eficiente aos cidadãos.
LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona monitoramento por satélite e inteligência artificial nos rios Tietê e Pinheiros
Na Rota da Água
O Governo do Estado acompanha os progressos no setor hídrico através da iniciativa Na Rota da Água. Este programa visa dar maior visibilidade às obras voltadas à segurança hídrica e à universalização do saneamento nas cidades atendidas pela companhia. O projeto inclui uma série de entregas e visitas técnicas em mais de 1.100 frentes ativas nas cidades contempladas pelo novo contrato firmado com a Sabesp.
Entre as realizações já concluídas estão intervenções em Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu. Além disso, foram inauguradas duas novas Estações de Tratamento de Esgoto em Caieiras e Franco da Rocha, além de um Sistema Expansão do Esgotamento Sanitário que abrange Francisco Morato na Grande São Paulo.
