Estação de tratamento de esgoto na Grande SP se expande com novas ‘superbombas’, tornando-se a maior da América Latina

A estação de tratamento de esgoto ETE Barueri, localizada na Grande São Paulo, se prepara para uma expansão significativa, consolidando-se como a maior da América Latina. Com a instalação do primeiro de quatro conjuntos de “super bombas”, a capacidade operacional da unidade irá aumentar em 40%. Essa modernização está inserida no plano do governo de universalizar o saneamento em São Paulo até 2029 e é um reflexo do aumento de 120% nos investimentos da Sabesp desde a desestatização promovida em 2024.

LEIA MAIS: Redes de esgoto chegam a loteamentos de Cabreúva e levam mais qualidade de vida a moradores

As novas superbombas, que utilizam tecnologia japonesa, permitirão que a ETE Barueri amplie sua capacidade de recepção de esgoto bruto, passando de 24 mil litros por segundo para impressionantes 36 mil litros por segundo. Este acréscimo representa mais de 1 bilhão de litros tratados diariamente, o que equivale ao volume transportado por cerca de 103 mil caminhões-pipa com capacidade de 10 mil litros. Com essa nova capacidade, a estação supera em seis vezes o volume da maior unidade do estado de Minas Gerais e duplica a capacidade da maior do Rio de Janeiro.

Além do aumento na eficiência do bombeamento, a ETE Barueri verá sua capacidade média de tratamento subir dos atuais 16 mil para 22,5 mil litros por segundo. Essa melhoria significará um atendimento equivalente a cerca de 2 milhões de habitantes no que diz respeito ao saneamento.

O projeto que abrange a expansão e modernização da ETE Barueri faz parte do programa Integra Tietê e envolve um investimento total estimado em R$ 5,7 bilhões. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2029, proporcionando um aumento total na capacidade de tratamento da estação em 40,6%, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas com acesso ao tratamento adequado do esgoto.

“Investir em saneamento é investir em saúde”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. “Cada passo dado para aumentar a capacidade no tratamento significa proteção à população e uma melhora na qualidade ambiental e da vida das pessoas. A ampliação da ETE Barueri é um exemplo claro desse esforço.”

LEIA MAIS: Nova adutora reforça abastecimento de água em bairros de Ilhabela

Para que as novas bombas fossem desenvolvidas, soluções específicas foram necessárias devido às características estruturais da elevatória da ETE Barueri. Como não há espaço suficiente para equipamentos grandes já montados, foi projetada uma estrutura dividida em dois blocos para facilitar seu transporte e instalação. Além disso, as bombas contam com um sistema interno que otimiza a distribuição e equilíbrio da força da água, aumentando assim sua durabilidade operacional.

A secretária Natália Resende destacou: “A ampliação da ETE Barueri exemplifica o uso de tecnologia avançada para transformar a infraestrutura sanitária no estado. A desestatização da Sabesp permitiu um incremento nos investimentos e aceleração nas obras essenciais que fortalecem uma infraestrutura vital para o desenvolvimento regional.”

A primeira bomba começou suas operações previstas para janeiro de 2027, enquanto as demais serão ativadas gradualmente nos anos subsequentes. A ETE Barueri atende continuamente diversas cidades incluindo São Paulo, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, além das partes dos municípios Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

View this post on Instagram

A post shared by Governo SP (@governosp)

Investimentos para universalizar o saneamento

Com a desestatização ocorrida na Sabesp , São Paulo receberá investimentos estimados em R$260 bilhões até o ano de2060 , sendo R$70 bilhões direcionados até2029 para promover a universalização do saneamento básico no estado.

Em apenas2025 , foram aplicados R$15 ,2 bilhões em infraestrutura , um crescimento notávelde120 %em relação ao ano anterior , visando ampliar a cobertura sanitáriae melhorar os padrõesde qualidade dos serviços prestados.

Desde2024 ,a Sabesp levou água tratada paracerca de2 ,1milhões depessoas e proporcionou coletaetratamento dee s goto paracerca demaisde43 milhões . Ao final do primeiro trimestrede2026 , as metasdeacesso á água coletade tratamento alcançaram respectivamente87 %,77 %e71 %.

Atualmente,a companhia conta com aproximadamente1 ,2mil frentesdeobrasem andamentopara levar água eesgoto àquelesque nunca tiveramacesso aos serviçosbásicosde saneamento.

Na Rota da Água

O Governo estadual monitora os avanços nas áreasaneamentopor meio do programaNa Rota da Água . Essa iniciativa visa dar visibilidadeàs obrasde segurança hídrica , reforço noabastecimentoee universalizaçãodo saneamento nas cidades atendidas pela companhia . O programa contempla entregas diversificadas ediversas visitas técnicas àsmaisde1 ,1mil frentesdeobrasem andamentonas localidades cobertas pelo novo contrato coma Sabesp.

Entre as conquistas já realizadasestão obrasdesaneamentoemItapecerica da Ser ra ,Embu das Artes eEmbu-Guaçu.Alémdisso ,duasnovas Estaçõesde Tratamento dee s goto estãosendo construídasemCaieiras eFranco da Rocha,eumSistema dee Expansão doe s gotamento sanitário tambémabrangeráFrancisco Morato,naregião metropolitana paulista.

By Itatiba Hoje

Você Pode Gostar!