Governo de SP dá sinal verde para a criação de unidade do Centro TEA Paulista na Baixada Santista

O governo paulista autoriza a criação de uma nova unidade do Centro TEA Paulista na Baixada Santista

Nesta quinta-feira (18), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, formalizou uma autorização que permite à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) iniciar os estudos necessários para a construção de uma unidade do Centro TEA Paulista e do Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência na cidade de São Vicente.

O anúncio ocorreu durante a Caravana 3D, evento realizado no Parque Balneário Hotel em Santos, parte de uma estratégia da atual administração para fortalecer as relações com os municípios. O projeto ainda está em fase inicial, com avaliações de terrenos adequados para abrigar tanto o Centro TEA Paulista quanto o Centro de Cidadania na região da Baixada Santista, que compreende nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

LEIA TAMBÉM: Centro TEA Paulista: sala multissensorial fortalece terapias e promove bem-estar para pessoas com autismo

Dados do IBGE apontam que a região conta com mais de 126 mil pessoas com deficiência.

Essa iniciativa representa um significativo passo para expandir a rede estadual destinada ao atendimento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, além de suas famílias. Faz parte do compromisso do governador Tarcísio de Freitas em garantir que as unidades de atendimento estejam presentes nas 16 regiões administrativas do estado, assegurando que os serviços especializados fiquem cada vez mais acessíveis às famílias.

“Assegurar os direitos e promover a inclusão das pessoas com TEA e mães atípicas requer ações integradas e constantes em todo o território paulista. Precisamos implementar ações concretas que realmente impactem a vida dessas pessoas”, enfatizou o secretário Marcos da Costa.

Há um ano foi inaugurada a primeira unidade do Centro TEA Paulista e do Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência na capital paulista.

A segunda unidade será aberta nesta segunda-feira (22) em Bauru, visando atender à população dos 39 municípios daquela região.

O Centro TEA Paulista foi concebido com um objetivo claro: proporcionar um espaço acolhedor onde pessoas autistas, mães atípicas e seus familiares possam receber apoio, orientação e desenvolver suas habilidades. O local também busca promover autonomia e melhorar a qualidade de vida das famílias atendidas.

Este centro oferece atendimento terapêutico individual e em grupo, apoio psicológico e emocional, informações sobre benefícios e direitos relacionados ao TEA, oficinas esportivas integrativas, atividades artísticas terapêuticas e formação para profissionais e cuidadores. A infraestrutura inclui salas sensoriais, uma biblioteca especializada e uma quadra poliesportiva multiuso.

LEIA TAMBÉM: Centro TEA Paulista completa um ano como referência no cuidado e atendimento às pessoas autistas

A criação do Centro TEA Paulista é parte das iniciativas do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), que integra políticas públicas das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O principal objetivo é melhorar a qualidade e ampliar o alcance do atendimento à população com TEA em todo o estado.

Informações sobre o Centro TEA Paulista e o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência

Inaugurado na cidade de São Paulo em junho de 2025, o Centro TEA Paulista está localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da capital. Este espaço já realizou mais de 8 mil atendimentos. Ele funciona como um local completo para acolhimento e inclusão das pessoas com TEA e suas famílias, além de servir como base para articulação entre os 645 municípios paulistas. Desde janeiro de 2026, o serviço disponibiliza atendimento ininterrupto pelo telefone (11) 3116-7406.

Dentro desse complexo funciona também o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, que oferece atendimentos presenciais por demanda espontânea ou encaminhamentos da rede. Os serviços incluem orientações sobre benefícios sociais e direitos das pessoas com deficiência, além de suporte psicológico, jurídico e social.

Para mais detalhes: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sec_deficiencia/centro_tea_paulista

By Itatiba Hoje

Você Pode Gostar!