Institut Pasteur de São Paulo se transforma em polo global de pesquisa científica

Institut Pasteur de São Paulo dá início à sua expansão como um centro global de pesquisa

Localizado no Centro de Inovação da USP (InovaUSP), o Institut Pasteur de São Paulo (IPSP) começa uma nova fase de crescimento científico com a criação do Centro Internacional Institut Pasteur de São Paulo (CIP-IPSP). Com um investimento estimado em R$ 15 milhões ao longo dos próximos cinco anos, essa iniciativa foi viabilizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e fortalece a colaboração estratégica entre a USP, o Institut Pasteur de Paris e a Rede Pasteur. O projeto tem como objetivo aprimorar as instalações de pesquisa do instituto, aumentar a cooperação científica internacional e abrir novas possibilidades para que pesquisadores brasileiros e estrangeiros desenvolvam projetos significativos na área da saúde.

A criação do CIP-IPSP marca a segunda fase do desenvolvimento do IPSP e visa expandir as capacidades científicas e tecnológicas já existentes através do estabelecimento de novas plataformas tecnológicas, atração de professores visitantes e pesquisadores, além do fortalecimento das redes internacionais de pesquisa. Este projeto abordará desafios globais relacionados à saúde, incluindo doenças infecciosas emergentes e reemergentes, neurociências, medicina translacional, biodiversidade, e os efeitos das mudanças ambientais sobre a saúde humana, animal e ambiental.

LEIA TAMBÉM: A USP é reconhecida como a melhor universidade brasileira em ranking global

Entre as ações planejadas estão a implementação de quatro novas plataformas tecnológicas focadas em citometria de fluxo e imagem, produção de proteínas recombinantes, biologia estrutural e cristalografia. O projeto também visa fortalecer coleções biológicas essenciais. Além disso, haverá uma ampliação da infraestrutura científica no IPSP, que possibilitará atrair novos bolsistas e técnicos qualificados, assim como professores visitantes tanto do Brasil quanto do exterior, criando mais oportunidades para que cientistas da USP e outras instituições se unam ao centro.

“Essa aprovação simboliza o reconhecimento de um esforço coletivo na construção científica que vem sendo realizada ao longo dos anos. O Centro Internacional nos permitirá aumentar nossa capacidade investigativa, atrair talentos e reforçar a colaboração entre cientistas brasileiros e internacionais para enfrentar os maiores desafios da saúde global”, explica Paola Minoprio, diretora executiva do IPSP.

LEIA TAMBÉM: A USP disponibiliza bolsas para residência profissional na área da saúde

De acordo com Paola Minoprio, essa nova estrutura será fundamental para acelerar a conversão do conhecimento científico em benefícios práticos para a sociedade. “Nosso propósito é criar um ambiente cada vez mais integrado e internacional que conecte pesquisa básica à inovação tecnológica e suas aplicações na saúde pública. O CIP-IPSP ampliará as chances de desenvolver vacinas, diagnósticos, terapias e outras soluções inovadoras que possam ter um impacto real na população”, ressalta.

Baseado no conceito de Saúde Única (One Health), o centro adotará uma abordagem integrada que levará em conta as interações entre saúde humana, animal e ambiental. A proposta também destaca o Brasil como um dos locais mais estratégicos para pesquisas em biodiversidade, doenças infecciosas, mudanças climáticas e inovações biomédicas.

O post Institut Pasteur de São Paulo dá início à sua expansão como um centro global de pesquisa apareceu primeiro em Agência SP.

By Itatiba Hoje

Você Pode Gostar!