Defesa Civil antecipa um inverno chuvoso impulsionado pelo fenômeno El Niño

A Defesa Civil antecipa um inverno com maior incidência de chuvas devido à presença do fenômeno El Niño.

Segundo informações da Defesa Civil, a estação de inverno em 2026 terá características típicas, incluindo períodos de ar frio e dias secos. Contudo, neste ano, a influência do El Niño é significativa, podendo resultar em um aumento na umidade e na frequência das chuvas, especialmente entre os meses de agosto e setembro.

As temperaturas devem se manter em níveis próximos à média histórica na maioria das regiões do estado. No entanto, é esperado que os dias mais quentes para esta época sejam mais comuns, principalmente no interior de São Paulo, onde as tardes podem apresentar temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

Entre julho e agosto, a chegada de massas de ar frio poderá ocasionar quedas nas temperaturas, com chances de geadas nas regiões sul e leste do estado. Apesar disso, episódios de frio intenso deverão ser breves, sem longos períodos seguidos de baixas temperaturas.

LEIA TAMBÉM: O inverno começa neste domingo (21); descubra como contribuir para a Campanha do Agasalho em SP.

Impactos do El Niño no Inverno Paulistano

A partir da última parte do inverno em São Paulo, a influência do El Niño deverá se intensificar. A expectativa é que haja um aumento na umidade e uma maior ocorrência de chuvas, especialmente nas regiões sul e leste do estado, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira e áreas adjacentes à divisa com o Paraná.

Apesar desse cenário, os acumulados de precipitação devem se manter próximos aos níveis médios históricos para o período.

A Defesa Civil destaca que o inverno demanda atenção tanto aos efeitos do frio quanto à baixa umidade do ar, impactando especialmente crianças, idosos, pessoas vulneráveis e animais domésticos.

“Estamos entrando em uma fase que requer vigilância não apenas pelos efeitos do frio mas também pelos riscos relacionados à baixa umidade e incêndios florestais. Por isso, o Governo de São Paulo tem intensificado a preparação dos municípios através da Operação SP Sem Fogo, investindo em tecnologia, capacitação e equipamentos. A população também desempenha um papel crucial ao acompanhar os avisos da Defesa Civil e adotar medidas preventivas que ajudam a proteger vidas e o meio ambiente”, enfatiza o Tenente Coronel Adriano Baruffaldi, Diretor da Defesa Civil do Estado.

Os cidadãos são orientados a acompanhar os avisos meteorológicos divulgados pelos canais oficiais da Defesa Civil. Em situações emergenciais, é possível solicitar ajuda pelo telefone 199 ou contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Além disso, alertas gratuitos por SMS podem ser recebidos ao enviar o CEP da localidade para o número 40199.

By Itatiba Hoje

Você Pode Gostar!