Palácio dos Bandeirantes homenageia a história do Salão Paulista de Artes Plásticas com nova exposição

Exposição no Palácio dos Bandeirantes homenageia o legado do Salão Paulista de Belas Artes

A exposição intitulada “Heranças modernistas: o Salão Paulista de Belas Artes” já está aberta ao público no Palácio dos Bandeirantes. Esta mostra, que teve seu lançamento no começo deste mês, ocupa o hall de entrada da sede do Governo do Estado de São Paulo e destaca uma das iniciativas mais significativas voltadas para o fomento às artes.

Com a curadoria de Renata Rocco e Raquel Elena Ruiz, a exposição reflete sobre a importância do Salão Paulista de Belas Artes, que foi inaugurado em 1933 e se manteve ativo por quase oito décadas. Durante sua existência, o evento reuniu artistas de diversas regiões do Brasil, desempenhando um papel crucial na promoção da produção artística nacional e na formação de coleções públicas.

LEIA TAMBÉM: Palácio dos Bandeirantes expõe escultura restaurada de São Jerônimo

“É uma satisfação realizar esta exposição no Palácio dos Bandeirantes. Ela traz ao público obras excepcionais do nosso acervo e resgata a trajetória significativa do Salão Paulista de Belas Artes na promoção da arte e na criação de coleções públicas em São Paulo”, ressaltou Renata Rocco.

Os Salões tiveram um papel fundamental na solidificação do Modernismo no Brasil, além de impulsionar a carreira de artistas renomados como Anita Malfatti, Candido Portinari e Tarsila do Amaral, cuja obra Operários foi apresentada na primeira edição oficial do evento. Hoje em dia, essa pintura faz parte da coleção do Acervo dos Palácios.

As obras que estão em exibição pertencem todas ao Acervo dos Palácios, que abriga diversas peças premiadas ao longo da trajetória do Salão. A mostra também ilustra as políticas públicas voltadas para a valorização das artes promovidas pelo Estado, incluindo premiações e aquisições destinadas a órgãos públicos.

“O Salão Paulista de Belas Artes foi essencial para a construção de importantes coleções públicas e proporcionou visibilidade a artistas provenientes de várias gerações e estilos. A exposição oferece ao público a oportunidade de conhecer tanto nomes consagrados quanto talentos menos conhecidos, mas com grande qualidade artística”, afirmou Raquel Elena Ruiz.

A mostra ficará disponível até 13 de novembro de 2026 e oferece conteúdo digital acessível pelo site da instituição.

Serviço

Exposição: Heranças modernistas: o Salão Paulista de Belas Artes
Período: 1º de junho a 13 de novembro de 2026
Local: Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Agendamento prévio obrigatório pelo site www.acervo.sp.gov.br

O post Exposição no Palácio dos Bandeirantes homenageia o legado do Salão Paulista de Belas Artes apareceu primeiro em Agência SP.

By Itatiba Hoje

Você Pode Gostar!